Pilates para reabilitação cardíaca

Grupos ainda discutem a prática do pilates, destinando à estética ou melhoria física, mas, segundo o Maha Studio do Corpo, em SP, a técnica criada por Joseh Pilates vai muito além. Possibilita reabilitações variadas, como a cardíaca

 

Julho de 2013 – O pilates, grande mania dos brasileiros nos últimos tempos, possui uma excelente característica: a capacidade de se adaptar a cada necessidade, de acordo com as limitações do praticante. Prova disso é o aumento de alunos em estúdios em todo Brasil, sejam pessoas que buscam aumentar o condicionamento físico, melhorar o fortalecimento muscular ou até mesmo a reabilitação, como é o caso do grupo dos cardiopatas.

Segundo estudo divulgado na revista cardiovascular Therapeutics, feita com 26 pacientes de insuficiência cardíaca, durante 16 semanas os praticantes foram divididos em dois grupos, um dos que praticou pilates e outro que desempenhou exercícios comuns.

Embora ambos tenham apresentado melhora na capacidade física, o grupo que praticou pilates aumentou significativamente o consumo de oxigênio máximo, a ventilação pulmonar e o pulso de oxigênio. Para Antonio Claudio Fretz, fisioterapeuta e instrutor de pilates do Maha Studio do Corpo, em SP, “o exercício aeróbio melhora o condicionamento cardiovascular e devolve, por meio do pilates, o equilíbrio postural, a coordenação e flexibilidade, com exercícios selecionados e adaptados para esta patologia”.

Em uma prática regular de pilates é possível perceber melhorias como:

  1. Reabilitação da postura global
  2. Resistência à fadiga e menos cansaço
  3. Fortalecimento da musculatura abdominal e aumento do controle respiratório
  4. Favorece o retorno venoso.

Essa atividade possui muitas outras vantagens, além de poder ser praticada por pessoas de todas as idades e condições físicas, como gestantes, por exemplo.

“Fica a dica para a pessoa que está nessa situação. O pilates é uma metodologia que possibilita melhoras no condicionamento e ao mesmo tempo, muita diversão. Afinal, ser feliz é sempre o melhor remédio”, finaliza Fretz.

 

Sobre Maha Studio do Corpo: Um dos maiores studios de pilates de São Paulo, o espaço atua com técnicas de pilates, yoga, lutas e musculação, além de formação de novos profissionais e eventos. Localizado no bairro de Moema, Maha Studio do Corpo oferece o melhor em cuidados com a saúde e bem-estar de seu público, por meio do trabalho com o corpo através de atividades físicas individuais ou em grupos reduzidos.  Saiba mais em www.mahapilates.com.br e acompanhe as notícias na fanpage: https://www.facebook.com/mahapilates