Obesidade infantil: Pilates como aliado ao controle emocional

Uma em cada três crianças está acima do peso. Especialista revela que a prática contínua de pilates favorece ao controle emocional, fator que desencadeia o impulso alimentar

 

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que uma a cada três crianças está acima do peso. Estamos lado a lado com o líder no ranking, Estados Unidos. E não estamos falando de um ou dois quilos acima, mas de obesidade infantil, o que têm preocupado especialistas e familiares. Pular, esticar, virar cambalhotas e muitas outras posições fazem parte da rotina de toda criança. Cheias de energia, a prática do pilates é um grande aliado no controle emocional – com o autoequilíbrio e controle de .

 

Segundo o fisioterapeuta e instrutor de pilates do Maha Studio do Corpo, Antonio Claudio Fretz, “a prática do pilates pode ser uma diversão aliada à vida saudável. Por meio dos exercícios de pilates e as técnicas de respiração, há uma diminuição na ansiedade e um gasto calórico maior”, explica.

 

“É o caso das crianças. A prática do método deve ser prazerosa e não traumática. Deve-se aproveitar a energia infantil e explorar os movimentos que gastem alto valor energético. Um benefício para as crianças que além de reduzir peso, em especial, também precisa melhorar a postural global”, informa Fretz.

 

Como base para aula infantil, o especialista revela os principais benefícios da prática do pilates nos primeiros meses:

  1. Aumento da flexibilidade global;
  2. Aumento da resistência muscular à fadiga;
  3. Fortalecimento global;
  4. Reeducação postural através dos exercícios e,
  5. Controle da respiração.

 

  • Considerando a prática de duas vezes por semana.

O método, já praticado por muitos adultos por seus benefícios no controle à diabetes, hipertensão, lesões – em decorrência do sobrepeso – comprometimento da coluna e outros fatores, é também percebido no caso das crianças. “Que passam a se sentir muito mais dispostas e com ainda mais energia, devido ao ganho de flexibilidade, equilíbrio e melhora na postura”.

 

Para isso, o especialista destaca que “é fundamental que os pais procurem espaços qualificados, com especialistas aptos a oferecer atenção particular a cada criança. Qualquer exercício feito de forma inadequada – e isso também para os adultos – pode provocar lesões e agravar o quadro”.

 

Sobre Maha Studio do Corpo: Maha Studio do Corpo é um dos maiores studios de pilates. O espaço atua com técnicas de pilates, yoga, lutas e estética, além de formação de novos profissionais em pilates e eventos.  Localizado no bairro de Moema, em São Paulo, Maha Studio do Corpo oferece o melhor em cuidados com a saúde e bem estar de seu público, por meio do trabalho com o corpo através de atividades físicas individuais ou em pequenos grupos, em um ambiente tranqüilo e relaxante. Saiba mais em www.mahapilates.com.br e acompanhe as notícias nas redes sociais HTTP://twitter.com/mahapilates | https://www.facebook.com/mahapilates