CONFICKER COMPLETA 3 ANOS E JÁ REGISTRA MAIS DE 11 MILHÕES DE INFECÇÕES

Conficker completa 3 anos e já registra mais de 11 milhões de infecções

 Segundo dados divulgados pela M3Corp, a vulnerabilidade explorada por este malware é a principal causa da epidemia

O Conficker, worm de rede que ataca sistemas vulneráveis, completa 3 anos de ataque. Segundo dados divulgados pela M3Corp, parceira Sophos, especialista em soluções de internet, estima-se que este vírus tenha infectado mais de 11 milhões de PCs no mundo todo e até o momento, ainda é a maior ameaça mundial de rede.

Por essa razão, a empresa destaca a importância de se manter os computadores atualizados em conjunto com alguns cuidados adicionais. “Estas iniciativas garante uma maior segurança contra os malwares que exploram Sistemas Operacionais e Softwares em geral, principalmente em ambiente corporativo, onde circula um grande volume de dados”, explica Vinicius Maciel, executivo da M3Corp.

A empresa recomenda algumas atitudes para evitar que este malware ataque mais PCs e consigam manter-se forte no mercado:

– Atualize seu Sistema Operacional (de acordo com o boletim MS08-67 da Microsoft);

– Desative o “autorun” em dispositivos USB e CDs/DVDs

– Reveja sua política de senhas (evitar senhas “fracas”)

– Se possível, desabilite o “Compartilhamento de Arquivos e Impressoras”

– Utilize uma solução de NAC (Network Access Control) –  Como exemplo o NAC da Sophos

– Utilize um antivírus Corporativo e mantenha o mesmo atualizado – com cuidados com as exclusões de arquivos e diretórios para não serem verificados pelo mesmo.

Os cuidados acima previnem não somente os ataques baseados na exploração da vulnerabilidade mas também quanto as outras formas de propagação do Conficker (compartilhamento de arquivos, “auto run” em dispositivos USB, CDs/DVDs e ataques contra usuários com senhas fracas) entre outras ameaças com este que tem crescido ultimamente.

A empresa, parceira oficial Sophos, possui ferramentas gratuitas contra o Conficker, o “Conficker Removal Tool” e garante que, a solução, aliada à cuidados diários, reduz 100% da ameça deste malware na rede, assim, mais segurança para o ambiente corporativo. “Cada vez mais as empresas devem estar atentas a ameaças como essa. O mercado já conta com soluções contra este mal”, explica Vinicius Maciel.

“A tendência é que este malware continue atingindo PCs no mundo durante os próximos anos”, revela o executivo.

Sobre a M3Corp (www.m3corp.com.br): Especializada em serviços de internet, a M3Corp possui profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado. Entre seus serviços estão: Hospedagem de servidores virtuais e dedicados, consultoria, com destaque ao SaaS. Com cerca de 50.000 licenças, mais de 300, a M3Corp é referência em segurança antivirus para o mercado corporativo.